Protetor solar facial – Saiba a importância de proteger seu rosto do sol

Protetor solar facial

Você deve saber que usar protetor solar facial todo dia é importante, mas com a correria do dia a dia, esse momento de cuidado pode ser esquecido. 

Entretanto, é essencial reservar um tempo para a aplicação do protetor solar, garantindo, assim, a manutenção de uma pele saudável e protegida do sol.

Abaixo, é possível conferir uma série de consequências caso você ainda não use protetor solar facial diariamente e os benefícios que esse hábito pode trazer para a sua pele. Continue lendo para saber mais!

O que acontece se não usar protetor solar facial no rosto?

Saber como se proteger do sol, é essencial para manter o corpo saudável e, não usar protetor solar no rosto pode ter várias consequências negativas para a saúde da pele. Aqui estão algumas das coisas que podem ocorrer:

Queimaduras solares

A exposição excessiva ao sol sem proteção pode levar a queimaduras solares dolorosas, que causam vermelhidão, bolhas e descamação da pele. As queimaduras solares aumentam o risco de danos a longo prazo à pele e podem aumentar o risco de câncer de pele.

Envelhecimento prematuro

A radiação ultravioleta (UV) do sol é uma das principais causas do envelhecimento prematuro da pele. Isso pode levar ao aparecimento de rugas, linhas finas, manchas escuras e perda de elasticidade.

Hiperpigmentação

A exposição ao sol sem proteção pode levar ao desenvolvimento de manchas escuras na pele, conhecidas como hiperpigmentação ou manchas solares.

Aumento do risco de câncer de pele

A exposição crônica e repetida ao sol sem proteção aumenta significativamente o risco de câncer de pele, incluindo o melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele.

Danos aos olhos

A exposição ao sol sem proteção também pode causar danos aos olhos, incluindo cataratas, pterígio (crescimento anormal do tecido ocular) e degeneração macular.

Agravamento de problemas de pele existentes

Se você tiver condições de pele, como rosácea ou acne, a exposição ao sol sem proteção pode piorar essas condições.

Quais os benefícios do protetor solar no rosto?

Além de proteger de todas as consequências citadas acima, o uso do protetor facial promove:

  • Ação contra os raios UVA e UVB: protege contra queimaduras, ressecamento, flacidez, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele, como o melanoma.
  • Proteção contra luz visível: defende contra a luz associada a dispositivos eletrônicos.
  • Prevenção de rugas e linhas de expressão: evita rugas e linhas de expressão ao estabelecer uma  barreira protetora para a pele.
  • Auxílio no tratamento de manchas: impede intensificação e surgimento de novas manchas e contribui para o tratamento de manchas existentes.
  • Garantia de uma pele saudável e iluminada: preserva a saúde facial, proporcionando proporciona luminosidade. É composto com ácido hialurônico para hidratação e prevenção de linhas de expressão.
  • Uniformização instantânea da pele: promove tonalidade uniforme e textura aprimorada.

Quando passar protetor solar no rosto?

Quando aplicar protetor solar no rosto:

  • Diariamente: é recomendável aplicar protetor solar no rosto todos os dias, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Os raios UV podem causar danos à pele, mesmo quando o sol não está brilhando diretamente.
  • Pela manhã: o protetor solar deve ser a última etapa da sua rotina de cuidados com a pele pela manhã, aplicado após a hidratação da pele e antes da maquiagem, se você usar. Isso ajuda a proteger a pele dos danos causados pelo sol durante o dia.
  • Reaplicação: se você estiver ao ar livre por um período prolongado, é importante reaplicar o protetor solar a cada duas horas, especialmente se estiver suando ou nadando.

Como usar o protetor solar no rosto?

Passar o protetor solar de maneira adequada, ajuda a evitar a oleosidade e o desperdício de produto, confira abaixo o passa a passo:

  1. Quantidade adequada: use uma quantidade suficiente de protetor solar para cobrir todo o rosto, pescoço e orelhas, cerca de uma colher de chá para o rosto e pescoço.
  1. Aplicação uniforme: aplique o protetor solar uniformemente em toda a pele. Certifique-se de cobrir todas as áreas expostas, incluindo áreas difíceis de alcançar, como a linha do cabelo e ao redor das orelhas.
  1. Espalhe bem: massageie suavemente o protetor solar na pele até que seja absorvido. Evite esfregar a pele com muita força, pois isso pode causar irritação.
  1. Evite os olhos: tenha cuidado para não aplicar protetor solar muito perto dos olhos, pois pode causar irritação. Use um protetor solar formulado para o rosto, que geralmente é mais suave e menos propenso a escorrer nos olhos.

Protetor solar clareia a pele?

O protetor solar não é um produto de clareamento da pele, mas ele ajuda a prevenir o escurecimento da pele causado pela exposição ao sol.

A exposição aos raios UV do sol pode causar hiperpigmentação, manchas escuras e aumento da produção de melanina na pele. O uso regular de protetor solar ajuda a prevenir esses efeitos, mantendo a pele mais uniforme em tom.

Além disso, o uso consistente de protetor solar pode ajudar a evitar o agravamento de problemas de pigmentação existentes, como melasma ou sardas.

Para obter efeitos de clareamento da pele, caso seja desejado, é importante procurar produtos de cuidados com a pele específicos para esse propósito, como o Glyquin Xm 4 % 10 % – um creme indicado para o clareamento gradual de condições de hiperpigmentação da pele. 

É fundamental usar qualquer tipo de pomada ou outro medicamento para a pele, sob a orientação de um dermatologista, uma vez que alguns produtos clareadores podem ter efeitos colaterais e precisam ser usados com cautela.

Veja tambem:

Top 08 Melhores Whey Protein em 2023

Top 10 Melhores Esteiras Residenciais para se Comprar em 2023

Neutrogena Sun Fresh Protetor Solar Corporal FPS 50, 200ml

Posts recentes:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.