Infográfico: Impressora 3D

Infográfico Funciona uma Impressora 3D

Os avanços da tecnologia possibilitam a criação de objetos reais a partir de arquivos digitais e já existem como tecnologias 3D e essas ferramentas podem mudar o mundo.

Imagine ser capaz de ver uma substância e vários ângulos e parecer real.

Esta é a realidade que estamos enfrentando e estamos apenas começando, pois muitas pesquisas para melhorar a impressão 3D ainda estão sendo desenvolvidas.

A tecnologia 3D permite que objetos sejam feitos em qualquer formato. Ou seja você não precisa se prender a um padrão ou desenho criativo, pode fazê-lo em pequenas quantidades e pode usar materiais como plástico, cerâmica, argila, vidro, metal etc.

Navegue:

Então esta nova tecnologia pode ser utilizada em diversas áreas de mercado como arquitetura, joalheria automotiva, pavimentos e até design de produtos. Você pode criar seu próprio cartão de visita e além disso mostrar aos seus clientes esta nova tecnologia.

Infográfico: Impressora 3D, O Que É?

Impressão 3D é o nome dado a uma série de técnicas que reproduzem objetos em três dimensões. Também conhecido como prototipagem rápida, esse processo permite que modelos sejam impressos usando manufatura  aditiva.

Ou seja, a impressora forma modelos tridimensionais usando a técnica de sobreposição de camadas finas até que o objeto esteja pronto.

Peças de máquinas, decorações, joias, órgãos e além disso até alimentos podem ser impressos usando esse processo.
Geralmente, os itens são feitos de algum tipo de plástico como matéria-prima, mas outros materiais também podem ser usados, inclusive metais. 

A impressão 3D revolucionou campos como medicina e engenharia, e também é muito útil para quem quer fazer a partir de uma invenção.

Portanto a verdade, esse processo encurtou o caminho para uma versão de teste de qualquer produto, conhecida como protótipo.

Anteriormente, era necessário idealizar, projetar o objeto e desenvolver um projeto para o protótipo a ser fabricado.
Com uma impressora 3D, basta desenhar o objeto em um software específico e converter o arquivo para um formato compatível com a máquina para a prototipagem.

Claro que usar o software requer algum conhecimento técnico, porém, a dinâmica ficou bem mais simples. Então dependendo do item desejado e do processo de impressão 3D, também é necessário finalizar a peça.

Portanto o Melhor dos Guias apresenta o Infográfico: 10 Coisas Incríveis que uma impressora 3D é capaz de fazer e alguns objetos que podem ser criados em 3D.

10 ITEIS INFOGRAFICO scaled

Como Surgiu?

A impressora 3D surgiu em 1984, por Charles Hull, com o inventor da Califórnia, Estados Unidos. Hull utilizou a estereolitografia para a produção de um protótipo de um componente eletrônico, que foi a percursora da impressora 3D. Assim anos depois ele criou a 3D Systems Corp, que permanece como uma das líderes no mercado até hoje.

Preço de uma Impressora 3D

Com o tempo, as impressoras 3D se tornaram mais baratas e fáceis de usar. Na década de 1990, uma impressora 3D valia cerca de um milhão de dólares e apenas pessoas com muito dinheiro poderiam possuir uma, mas hoje ela pode custar menos de mil dólares.

Hoje em dia, as impressoras 3D são muito acessíveis. Ou seja existem modelos de entrada que custam menos que um simples computador ou smartphone. Porém, também existem modelos profissionais que custam mais caro, mas  apresentam diferenças interessantes dependendo da aplicação e dos objetivos.

Portanto, é extremamente importante pesquisar e determinar as necessidades para escolher qual impressora 3D comprar. Existem vários modelos e formas de impressão e impressoras 3D.

Não deixe de ver nossa seleção com as Top 8 Melhores Impressoras 3D de 2023.

Infográfico: Como funciona os processos de impressão 3D mais comuns.

INFOGRAFICO scaled

Quanto Tempo Demora Para Imprimir Em 3D?

O tempo necessário para a prototipagem rápida depende do material, técnica, tamanho, detalhe e até funcionalidade do produto impresso. Uma miniatura servirá para decorar prateleiras ou escrivaninhas que não exijam a mesma durabilidade da parede, concorda?

Por exemplo, você também não precisará do acabamento perfeito exigido para as dobradiças do armário. A partir de então, as joias passaram a ser feitas de plástico, bastando confeccioná-las com filamento fundido – levaria apenas alguns minutos. A impressão 3D de estruturas maiores e mais complexas pode levar dias.

Conclusão

Reunimos, neste artigo, informações sobre o funcionamento, diferentes técnicas e curiosidades sobre a impressão 3D.

A tendência é que esse processo se torne cada vez mais popular, reduzindo custos e o período necessário para fabricar moldes e produtos com diversas finalidades.

Posts recentes:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.