GPS Agrícola 2023: Para que Serve?

GPS Agrícola

O GPS, produto que há muito era considerado um luxo em carros de última geração ou smartphones modernos.

Hoje, porém, esse sistema é de grande importância para a agroindústria mundial, e principalmente com o chamado GPS agrícola.

Considerado por vários agricultores como um dispositivo mais acessível e aplicável em todos os tipos de operações agrícolas, o Sistema de Posicionamento Global (GPS) tem se mostrado essencial para fabricantes que desejam produzir com mais economia e além disso mais eficiência.

No entanto, embora importante, muitos produtores não sabem como funciona o GPS agrícola ou a funcionalidade deste sistema abrangente.

Nos da Melhor dos Guias para te ajudar a tirar as principais dúvidas sobre esse sistema, criamos este documento no qual apresentamos as características e vantagens da aplicação do GPS agrícola. Confira abaixo!

O que é um GPS Agrícola?

GPS significa Sistema de Posicionamento Global ou Sistema de Posicionamento Global. Então este  sistema fornece ao receptor terrestre (telefone celular, tablet, GPS automotivo ou GPS agrícola), a localização geográfica exata e a hora da área.

Para funcionar corretamente, o receptor deve estar dentro do alcance de pelo menos três satélites de navegação para fornecer dados. Além disso, sua precisão aumentará se quatro ou mais satélites estiverem acessíveis.

Utilização do GPS nas Propriedades

GPS Agrícola

No agronegócio, o GPS também teve um impacto significativo, possibilitando a melhoria de processos e possibilitando a agricultura de precisão.

Portanto esses dispositivos são capazes de medir com precisão as coordenadas geográficas de plantações, gado, máquinas e outras coisas em tempo real.

Graças à conectividade, os dados coletados ainda podem ser armazenados e processados ​​usando computação em nuvem e software de análise de big data.

O sistema também pode ser conectado a máquinas agrícolas e além disso em drones, permitindo, com recursos de IoT, operar esses equipamentos de forma automática.

Dessa forma, operações como colheita, pulverização e adubação podem ser feitas automaticamente com tomadas de decisão baseadas em dados.

Essas tecnologias aplicadas ao campo viabilizam verdadeiras fazendas inteligentes, ou seja: lavouras que, por meio da digitalização e automação, economizam recursos, reduzem o trabalho humano e aumentam a produtividade.

Por que Investir na Agricultura Digital

Hoje a grande maioria dos produtores rurais utilizam algum tipo de tecnologia na agricultura. A agricultura é quase tão antiga quanto a história das primeiras civilizações humanas. Claro que muita coisa mudou, mas nos últimos anos as inovações nessa área foram feitas e estão transformando para muito melhor a realidade de muitas fazendas.

Portanto seja você um grande produtor rural ou um pequeno agricultor, a tecnologia na agricultura trará muitos benefícios para o seu negócio. Continue lendo para descobrir quais são!

Facilidade no monitoramento

O sensoriamento remoto na agricultura permite a coleta em tempo real de imagens de satélite de culturas com riqueza de detalhes. Isso é muito útil para os produtores rurais que podem economizar com mão de obra, monitorar suas lavouras de forma simples, identificar problemas como pragas e agir rapidamente para eliminá-las.

Mapeamento mais detalhado

A tecnologia de geoprocessamento facilita o conhecimento das áreas de produção por declividade, topografia e outras informações. Com esse conhecimento, você pode planejar seus plantios de forma bastante estratégica.

Existem também vários sistemas que suportam o Manejo Integrado de Pragas (IPM) ou sensores que permitem mais dados da fazenda, como sensores de umidade do solo, condutividade elétrica, pluviômetros digitais e estações meteorológicas.

Aplicações mais corretas

A falta de nutrientes no solo restringe o crescimento das plantas, mas na hora de usar adubos e fertilizantes deve-se considerar a quantidade adequada para cada planta. Muitos produtores rurais desperdiçam dinheiro e tempo usando muitos ou poucos programas de alimentação.

Nesse sentido, graças à agricultura de precisão, já existe uma solução agrícola para esse problema. Por exemplo, tecnologias de proporção variável que permitem aos produtores rurais usar diferentes quantidades de insumos agrícolas de diferentes terras, dependendo de suas necessidades locais, já estão se tornando uma realidade.

Gostaria de saber mais sobre GPS Agrícolas? Então confira nosso artigo sobre GPS Agrícola: Conheça alguns seus benefícios, e conheça alguns benefícios nessa área que podem te ajudar a aumentar o rendimento das lavouras com o fertilizante certo!

Posts recentes:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.