GPS Agrícola: Conheça 4 Benefícios para o Setor

gps agrícolas

Algumas das grandes tendências do agronegócio são as novas tecnologias no campo. Porém, estamos falando de um processo digital que vai além do maquinário agrícola e atinge os produtores rurais.

A ideia é melhorar o manejo e otimizar a produção agrícola.

Quando falamos em gestão da produção agrícola, estamos falando de algo semelhante. É para garantir que o manejo do campo corresponda ao crescimento da cultura.

Portanto os GPS agrícola tem sido usado na indústria desde a década de 1990. Então a grande novidade aqui é o GNSS. GNSS significa Global Navigation Satellite System. A principal diferença é o progresso tecnológico.

O novo sistema utiliza mais satélites para mapeamento, proporcionando uma localização mais precisa. Se você está falando de acres e acres de terra longe do centro principal, quanto mais preciso você for para entender e conhecer essa extensão, melhor. A maior parte do mapeamento pode ser feita com drones e, eles são muito bons.

O controle de pragas e o conhecimento das culturas podem ser combinados com as mesmas habilidades no campo.

 

Permite Rastrear Todas as Etapas da Produção

gps agrícolas

A vantagem mais óbvia do GPS na engenharia agrícola é sua capacidade de gerar mapas de cultivo detalhados com base em amostras de solo geograficamente referenciadas e além disso outras informações relevantes, como onde as pragas foram registradas.

Por exemplo, depois de criar este mapa, os aspersores podem usar as entradas com a máxima precisão. O objetivo é evitar o desperdício por meio de tecnologia e processos automatizados.

Além disso, a navegação guiada por GPS reduz os excessos nas rotas da máquina. Rotas automatizadas permitem praticamente uma passagem por cada localidade, reduzindo o consumo de combustível e além disso, erros no plantio, colheita e aproveitamento do produto.

Além disso, o trabalho é feito mais rápido. Por exemplo, monitorar os dados de colheita de um GPS instalado em uma colheitadeira pode melhorar a preparação de parcelas individuais antes da próxima colheita.

Para culturas perenes como café, uva e laranja, o GPS também é útil para identificar áreas de risco ou oportunidade que requerem atenção imediata do produtor.

Não deixe ver nosso artigo com Os 7 Melhores GPS Agrícolas de 2023

Redução das Despesas Mapeando a sua Área de Elaboração

Gps agrícolas

Além de todos os benefícios já citados, o uso do GPS pode reduzir significativamente os custos das lavouras que superam os custos da agricultura de precisão. Além disso este equipamento permite que a máquina seja controlada remotamente, otimizando todas as etapas do cultivo desde a semeadura até a colheita.

O controle remoto automático da máquina reduz o número de paradas, pois não depende mais do operador. Como o trabalho é feito mecanicamente, há menos chance de erros, como uso excessivo de dispositivos de proteção agrícola ou intervenção do operador que danifique partes da lavoura.

Aumento da Qualidade do Serviço Através do GPS Agrícola

Todos os produtores rurais entendem que o momento mais importante e mais difícil da atividade agrícola é o momento da acumulação, e um dos momentos mais importantes é o processo de fertilização. Dessa forma, qualquer falha ou erro, por menor que seja, pode afetar a gestão dos custos gerais da lavoura.

No entanto, o GPS agrícola pode gerenciar melhor todas as etapas da produção. Porque esta ferramenta permite usar técnicas de agricultura de precisão para obter informações sobre irrigação, propriedades do solo e necessidade de pesticidas e fertilizantes.

A tecnologia de agricultura de precisão garante que as matérias-primas sejam distribuídas com precisão e sempre na quantidade certa para evitar desperdícios. É assim que você controla todas as etapas, do plantio à colheita. Esse conjunto de tecnologias também auxilia na tomada de decisões para garantir maior produtividade e qualidade operacional, além de reduzir o desperdício no local.

Sustentabilidade

A tecnologia de posicionamento global pode detectar e identificar áreas específicas que precisam de fertilizantes e pesticidas, para que os produtores não precisem pulverizar toda a safra. Dessa forma, os produtos são usados ​​em pequenas quantidades e somente quando necessário, resultando em usos mais eficientes e menos agressivos, reduzindo a poluição e tornando as fazendas mais sustentáveis.

Graças aos avanços da tecnologia, a agricultura de precisão trouxe muitas melhorias na semeadura, semeadura e colheita. Ferramentas como GPS agrícola, drones e máquinas autônomas introduziram processos inovadores e além disso trouxeram maior comodidade e melhor rendimento aos produtores agrícolas.

Conclusão

A agricultura não é mais a mesma e o futuro será marcado pelo uso intenso de soluções inovadoras. Portanto seja qual for sua área de atuação, é certo que existe o desejo de conquistar uma fazenda mais produtiva, organizada e rentável.

As tecnologias relacionadas ao GPS Agrícola são grandes aliadas para um melhor monitoramento das lavouras, ou seja permitindo aumento de produtividade com redução de custos na agricultura.

Além disso a gestão das operações agrícolas por imagens de satélite permite colher benefícios para todo o sistema produtivo, desde o pré-plantio até a colheita.

Por fim, o GPS agrícola é totalmente acessível a grandes, médios e até pequenos produtores rurais, passando a contribuir com a produção agrícola com retorno digno de todo investimento real.

Leia Também:

As Melhores Câmeras Termográficas de 2024

Drones Agrícolas para 2024

Posts recentes:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.