​​Porque Corredores Precisam ter uma Alimentação Saudável

alimentação saudável

Uma alimentação saudável é importante para manter o corpo do corredor em forma e evitar problemas de saúde que possam interferir na atividade física.

Além disso, uma alimentação balanceada ajuda na recuperação muscular e previne lesões.

Os carboidratos são uma das principais fontes de energia durante a corrida, portanto, os corredores devem consumir quantidades adequadas desse nutriente.

Alimentos ricos em carboidratos são grãos integrais, frutas, vegetais e legumes.

No entanto, é preciso optar por carboidratos de baixo índice glicêmico, que ajudam a liberar energia de forma mais lenta e contínua, evitando picos de açúcar no sangue e fadiga muscular.

A proteína também é importante para a recuperação muscular após um treino. Consumir carne magra, frango, peixe, ovos e laticínios ajuda a reconstruir os músculos e prevenir lesões.

Uma boa pratica de ter uma alimentação adequada é consumindo e preparando alimentos sem óleo. Leia mais sobre a pratica de cozinhar e fritar produtos sem óleo no Air Fryer Brasil.

A hidratação também é essencial para os corredores. A desidratação pode causar fadiga muscular e afetar o desempenho. É necessário beber água antes, durante e após os treinos e competições, além de beber água isotônica para repor os sais minerais perdidos durante a corrida.

Por fim, é importante evitar alimentos processados, industrializados, ricos em açúcar e vitaminas. Esses alimentos têm sido associados a um risco aumentado de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, que podem prejudicar o desempenho e afetar a saúde dos corredores.

Uma alimentação saudável e balanceada é essencial para garantir um bom desempenho e evitar lesões na corrida. Além disso, uma alimentação balanceada mantém a saúde dos corredores e previne doenças que podem afetar a prática de atividades físicas. Por isso, é importante procurar um nutricionista para orientar a dieta com base nas necessidades individuais e tipo de treino.

Dicas para quem vai começar a correr e quer comer de forma mais saudável


alimentacao-saudavel

Ao começar a se exercitar regularmente, muitas pessoas também sentem a necessidade de se alimentar melhor.

Afinal, as necessidades energéticas do nosso corpo estão sempre mudando e uma alimentação adequada é fundamental para uma boa recuperação pós-treino. De fato, adotar uma alimentação mais saudável é fundamental para garantir um bom desempenho e progredir caso você deseja se tornar um corredor profissional ou amador.

Ter uma alimentação saudável significa fornecer ao organismo os nutrientes e a energia de que necessita para desempenhar as suas funções da melhor forma possível. Por isso, é sempre valioso buscar orientação de especialistas que podem te ajudar a identificar alguns pontos na sua alimentação saudável.

Mas se você não quer esperar mais para mudar seus hábitos, saiba que também existem algumas dicas simples para facilitar o processo. Conheça abaixo algumas orientações:

Alimentação Saudável

Tenha um bom Plano de Alimentação

Hábitos é o primeiro passo para realmente mudar. Organizar as suas refeições semanalmente e ir ao supermercado ou mercado de acordo com este plano são duas formas fáceis de iniciar este processo. Além disso, sair de casa com lanches e, se necessário, uma refeição é fundamental para quem passa o dia na rua”.

Então, além de uma boa lista de compras, prepare lancheiras, sacolas e outros recipientes para facilitar esse transporte.

Leia o rótulo e escolha tudo novo

Muitas pessoas já sabem disso, mas o simples ato de reduzir e ate mesmo evitar o consumo de alimentos industrializados, principalmente os mais processados, pode fazer uma grande diferença para o organismo. A dica é substituir esses elementos por opções mais naturais. Por exemplo, evite produtos pré-fabricados, priorize produtos naturais sem açúcar com pedaços de frutas frescas.

Ao mesmo tempo, é importante adquirir o hábito de consultar sempre os rótulos dos alimentos, principalmente a seção que traz informações sobre os ingredientes do produto. Escolha produtos evitando alimentos ricos em gordura, açúcar, sódio, conservantes e sabores artificiais.

Fome ou Saciedade?

Organize as refeições ao longo do dia, não comendo quando estiver com muita fome, mas comendo varias vezes ao longo do dia, conscientemente é uma das formas de ajustar a dieta. Comer o necessário para saciar a fome sem exagerar é o que precisamos para passar o resto da vida comendo o que gostamos e com saúde.

Hidratação

Beber bastante água para se manter hidratado também ajuda você a se alimentar melhor. Isso ocorre porque desejos frequentes (ao contrário da fome) podem ser um sinal de desidratação. Mas isso não significa beber 01 litro de água de cada vez.
Esse hábito deve ser distribuído uniformemente ao longo do dia, bebendo um pouco de água a cada hora (cerca de mais ou menos 200 ml).

E isso se aplica tanto aos dias de treino quanto aos dias de descanso. A hidratação é a chave para um bom desempenho atlético!

Não deixe de ler nossa seleção especial com os melhores tênis para corrida, para que você possa manter o ritmo dos treinos e o conforto dos pés.

Veja também:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.