Tipos de Infográficos mais Utilizados nos Negócios

infográficos

Os infográficos são conteúdos visuais que usam textos verbais e não verbais, como imagens e ilustrações.

Em outras palavras, é a união de recursos visuais, textos e design, que se complementam para melhorar a compreensão.

Não é apenas a informação textual que transmite conhecimento, e o infográfico é uma prova disso porque consegue reunir diferentes elementos.

Esse tipo de conteúdo pode ser usado nos mais variados meios de comunicação, como jornais, livros e, principalmente, na internet, em plataformas como redes sociais, sites e e-books.

Seu uso mais comum é quando a informação que se deseja transmitir não é atrativa ou quando é muito complexa. Nesses casos, o infográfico surge como uma ferramenta que chama a atenção do usuário e o faz entender o contexto.

Atualmente, as empresas precisam investir na produção de conteúdo para oferecer informações valiosas ao público e se posicionar como autoridade em seu segmento de atuação.

Quando se fala em produção de conteúdo, diversos tipos de materiais entram em pauta, e o infográfico é um deles.

Tendo isso em vista, este artigo vai mostrar os tipos mais usados, como escolher o modelo ideal, quais ferramentas e recursos podem ser usados em sua criação e como usar essa ferramenta para aumentar o engajamento dos usuários.

Tipos de infográficos

Antes de começar a criar esse tipo de material, é fundamental entender que existem diferentes tipos, e entre os mais usados pelas empresas estão:

  • Informativo;
  • Gráfico;
  • Sequencial;
  • De campanhas;
  • De processos;
  • De listas;
  • De comparação.

O infográfico informativo é usado para transmitir uma grande quantidade de informações, como dados numéricos.

Uma empresa coleta lixo hospitalar pode apresentá-lo por meio de cores imagens que associam os conceitos principais que precisam ser explicados, ao mesmo tempo em que chamam a atenção do público.

O gráfico destaca recursos visuais e não costuma ter muito texto, sendo mais comum para mostrar resultados de pesquisas e dados estatísticos.

O infográfico sequencial monta um tipo de linha do tempo para destacar informações e dados pontuais, sendo muito usado em notícias.

As marcas podem usar esse formato de conteúdo para transmitir informações com mais praticidade e clareza. É muito útil para conscientizar a audiência e descrever passos importantes diante de uma situação.

Quanto ao infográfico de processo, seu objetivo é simplificar qualquer tipo de tarefa, por exemplo, instalar um software ou preparar uma receita.

As listas conseguem apresentar informações como foco em imagens e cores que agrupam ou classificam os dados fornecidos.

Quanto ao infográfico de comparação, seu objetivo é expor vantagens e desvantagens dos produtos e serviços, comparando-os entre si.

Como escolher um tipo de infográfico?

Uma empresa de pequenos reparos residenciais deve escolher o tipo de infográfico adequado para transmitir informações de maneira envolvente, mas para isso, deve fazer algumas considerações.

Se o objetivo do negócio é mostrar uma sequência temporal, preciso usar um modelo que permita criar uma narrativa visual clara. Agora, se a intenção é fazer comparações, é interessante reunir dados e gráficos de barras.

Lembrando que também é de grande relevância considerar a estética e a facilidade de compreensão, usando cores e elementos visuais que estejam de acordo com a idade visual da marca.

Além do mais, a complexidade visual não pode comprometer a compreensão das informações, caso contrário, o conteúdo não vai conseguir transmitir a mensagem que precisa.

Ferramentas para criar infográficos

Existem várias ferramentas e recursos que ajudam as empresas a criarem seus infográficos, e uma delas é conhecida como Infogram.

Esse recurso permite criar e compartilhar os conteúdos, por meio de recursos que incluem mapas, gráficos interativos, designs prontos, imagens, painéis interativos, relatórios, entre outros.

Outra opção é o Canva Infographic Maker que permite fazer apresentações e gráficos usando ferramentas de design, por meio da função arrastar e soltar, além de poder usar layouts profissionais.

Desse modo, uma empresa de plataformas também pode usar esse recurso para encontrar diferentes modelos e ilustrações que ajudam a criar imagens para as redes sociais e outras mídias.

O Piktochart é uma plataforma instintiva que possui diferentes habilidades, além de ser um programa simples que desenvolve materiais profissionais.

O Visme cria apresentações interativas e é capaz de mudar totalmente a maneira como a organização compartilha seus conteúdos.

O Google Charts é uma plataforma interativa que cria gráficos e infográficos, com base nas informações fornecidas pelo usuário. Basta fornecer os dados e a ferramenta traz uma especificação de formatação em JavaScript.

Por fim, outra ferramenta muito usada é o Venngage, um aplicativo de criação que transforma dados e processos em um infográfico memorável. É possível criar conteúdos de maneira eficaz e com fácil exportação.

Como aumentar o engajamento com infográfico?

Esse tipo de conteúdo é muito bom para atrair os usuários, tendo em vista o interesse visual do ser humano pelas coisas.

Para uma empresa de papel aluminio , esse tipo de conteúdo é muito benéfico porque permite visualizar dados com mais facilidade, conta com um design de informação atraente e ajuda a criar uma linha do tempo.

Se a intenção da organização é aumentar o engajamento e ajudar seu público a reter informações, pode usar o infográfico, e o primeiro passo para fazer isso é escolher o assunto.

A marca precisa saber o que deve ensinar a sua audiência sobre seus produtos e serviços, e que realmente interesse para essas pessoas. A escolha deve se basear nas características da persona e no que ela gostaria de saber.

Em seguida, deve-se usar sites confiáveis para pesquisar as informações necessárias ou até mesmo entrevistar profissionais da área, especialistas no assunto escolhido. Lembrando que é crucial incluir informações quantitativas e qualitativas.

Depois disso, uma empresa terceirizada copeira vai montar o fluxo do infográfico, e deve começar contando uma história, além de incluir título e introdução.

O problema deve ser explicado de maneira explícita, assim, fica mais fácil atrair pessoas interessadas. Os argumentos centrais e as explicações devem ser trabalhados de maneira organizada, para só então incluir a conclusão.

Nessa parte do material, a empresa pode indicar onde as pessoas podem encontrar mais informações sobre o assunto, e aproveitar para incluir links, além de mencionar as fontes utilizadas para desenvolver o material.

Para que o conteúdo tenha um visual atraente, é imprescindível definir o layout, e ele precisa estar de acordo com as características da persona e com a identidade visual da marca.

As ferramentas que ajudam a criar esse tipo de conteúdo também são muito boas para definir a aparência que ele terá.

No entanto, é muito importante ter em mente que produzir infográficos depende das habilidades de quem está desenvolvendo e pode levar algum tempo, tanto em relação à redação quanto em relação ao design.

Principais erros que devem ser evitados

Na hora de criar seu infográfico, um fabricante de divisória vidro temperado deve tomar alguns cuidados para evitar erros comuns durante o desenvolvimento de um infográfico.

Um deles é criar um conteúdo irrelevante, aliás, independentemente do formato do material, ele precisa ser relevante para a audiência. É por isso que a organização precisa reunir todas as informações possíveis sobre sua persona.

Outro erro comum é escrever textos muito longos ou muito complexos, afinal, o intuito desse tipo de conteúdo é justamente o contrário.

Basicamente, a intenção por trás de seu desenvolvimento é resumir as informações e torná-las mais fáceis de compreender.

Por exemplo, para transmitir todas as informações para uma pessoa que está pesquisando sobre curso de empilhadeira preço , a lógica do menos é mais deve ser aplicada.

Mas mesmo usando textos pequenos, é fundamental manter a clareza da mensagem. Também é crucial checar todas as informações antes de inseri-las no infográfico.

O básico da ética ao desenvolver conteúdos para a internet é garantir que a informação realmente seja verdadeira, e com o infográfico não é diferente.

A marca precisa ter certeza de que todos os dados inseridos em seu material são verdadeiros e atualizados, caso contrário, corre o risco de transmitir informações sem um embasamento concreto.

Ao criar esse tipo de conteúdo, um negócio que oferece rele temporizador 127V vai misturar textos e imagens, por isso, precisa usar cores e fontes que não atrapalham a leitura.

O objetivo não é usar aquilo que é considerado bonito, mas aquilo que realmente vai entregar as informações para os usuários, sem complicar e de maneira clara.

Considerações finais

O uso estratégico de infográficos é uma maneira de transmitir informações e prender a atenção das pessoas.

Ele ajuda a sintetizar dados complexos de maneira simples e em um formato visualmente atrativo, o que facilita na hora de se comunicar com o público.

Em um mundo digital cheio de conteúdos para os usuários, quem investe em infográficos consegue se destacar e falar com as pessoas de um jeito inteligente.

Veja também:

Infográfico: Impressora 3D

Notebook ASUS UHD600 Celeron Dual Core-N4020, SSD 128GB, 4GB, WIN 11 Home, 15.60" Led-Backlit Anti-Glare, 1366X768, Slate Gray - X515MA-BR933WS

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.