O que é uma Câmera Termográfica? E sua Aplicações

câmera termográfica

Saiba o que é e como funciona uma câmera termográfica, e descubra se a tecnologia é eficiente.

As câmeras térmicas podem mostrar diferentes temperaturas em ambientes, áreas ou até mesmo indivíduos.

Mais recentemente, tem sido usado para detectar pessoas com febre, procurando sintomas comuns aos casos de COVID-19, com base nas diferenças de temperatura corporal. Então descubra o que é uma câmera térmica e como funciona uma câmera térmica.

O que é Termografia?

A termografia (do grego therme, “calor” e grafia, “escrever”) é uma técnica de mapeamento que envolve mapear uma área, pessoas ou animais para determinar a temperatura de diferentes regiões do corpo. Portanto é basicamente uma forma artificial de visualizar a luz no espectro infravermelho, invisível a olho nu, e determinar o calor.

Os usos da termografia são muitos, mas é mais comumente usados na indústria como uma ferramenta de manutenção preditiva para detectar estresse (especificamente aquecimento anormal) e níveis de fadiga de materiais em peças e equipamentos.

Também é usado na agricultura, para mapear culturas e determinar os níveis de estresse hídrico, ou seja para saber onde é necessária mais irrigação.

Função da Termográfica

O objetivo principal da termografia infravermelha é confirmar se o que está sendo medido, está funcionando normalmente e além disso detectar anomalias térmicas, indicando ineficiência, falhas e defeitos em instalações elétricas. A inspeção usando a radiação infravermelha é uma grande vantagem na indústria para o gerenciamento de ativos. 

Alguns Drones já estão equipados com câmeras térmicas e podem fazer esse reconhecimento.

câmera termográfica

Registro térmico, as cores indicam quais áreas são mais quentes e quais são mais frias, seguindo uma hierarquia: tons frios (verde/azul) indicam temperaturas baixas, enquanto tons quentes (laranja/vermelho) indicam áreas de maior índice.

Tipos de Câmera Termográfica

As câmeras térmicas podem ser baseadas no uso de dois tipos de sensores, resfriados e não resfriados. Então o ponto comum é que os dois sensores têm a função de detectar mudanças de temperatura emitidas por qualquer corpo. Portanto, sim, nossos corpos estão sempre emitindo radiação. Então confira abaixo a diferença dos sensores:

Resfriados – Então por estarem alojados em um recipiente lacrado e refrigerados por nitrogênio, os sensores convencionais de refrigeração operam em baixíssimas temperaturas, resultando em melhor resolução das imagens captadas, mesmo a longas distâncias.

Não Resfriados – Por outro lado, os sensores que não são resfriados serão afetados por mudanças na resistência ou tensão do meio quando aquecidos por radiação infravermelha. Mesmo, em muitos casos, não apresentando boa resolução, câmeras com esse tipo de sensor ainda são aceitas por conta do preço mais barato.

Exemplos de Aplicações de Câmera Termográfica

As câmeras termográficas são dispositivos de imagem térmica que podem ser usados em diferentes níveis, desde uso amador ou profissional até sistemas de ponta, como sistemas industriais ou médicos.

As câmeras termográficas podem ser utilizadas para otimizar a automação industrial, pois é parte essencial da manutenção preditiva, que garante o funcionamento normal das máquinas e de todo o processo produtivo graças a processos previamente estabelecidos, incluindo manutenções e inspeções regulares.

A avançada tecnologia de câmeras também permite o monitoramento remoto, ou seja facilitando o reconhecimento dos incêndios antes mesmo de atingirem grandes proporções, evitando grandes tragédias.

Além disso, as câmeras podem ser utilizadas para segurança, pois proporcionam melhor proteção em condições adversas, como situações com pouca ou nenhuma visibilidade e até camuflagem.

Detecção de temperatura corporal com Termografia: desempenham um papel especial na prevenção eficaz da propagação de doenças infecciosas;

Metalurgia: para reduzir efetivamente o consumo de energia em seus processos metalúrgicos;

Indústria química: controlar o calor da reação de forma específica e além disso intuitiva;

Eletrônica: medição da distribuição de temperatura dos menores componentes eletrônicos;

Plásticos: Monitoramento econômico de processos de moldagem por injeção e extrusão;

Automotiva: Uso de codificação térmica na indústria automotiva para garantir insumos de produção de alta qualidade;

Vidro: meça com precisão a distribuição de temperatura dentro e atrás do vidro com uma câmera;

Inspecionar usinas fotovoltaicas: usar a medição de temperatura para ver falhas em sistemas fotovoltaicos existentes e em operação;

Edificações e Segurança Pública: A observação de áreas, sensoriamento remoto, segurança de fronteiras, portos e proteção de ativos representam grandes desafios para as autoridades.

Manutenção predial: Economize dinheiro em inspeções prediais ou habitacionais com câmeras termográficas de alto desempenho;

Teste do sistema elétrico: verificar a instalação elétrica da rede central ou aérea de transmissão e distribuição de energia;

Manutenção de sistemas mecânicos: Com as câmeras térmicas, é possível identificar prontamente anormalidades no processo de aquecimento de peças mecânicas;

Confira nossa seleção as melhores câmeras termográficas de 2023. Preços e avaliações das melhores câmeras termográficas para comprar online.

WAP Robô Aspirador de Pó com Controle Remoto e MOP Varre Passa Pano Agenda Limpeza e Autorrecarga ROBOT W400 Bivolt

Posts recentes:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.